Stop_Look_Wave_10_566x228

A famosa metrópole, inspirada no trabalho do Volvo Group, lançou a Vision Zero Task Force (Força-Tarefa Visão Zero) para melhorar a segurança no trânsito. Peter Kronberg é diretor de segurança no Volvo Group.

O que está por trás da “visão zero” do Volvo Group?

Já em 1927, os fundadores da Volvo decidiram priorizar a segurança; então ela faz parte do nosso DNA. Agora o nosso objetivo é ainda mais audacioso: zero acidentes – ou seja, nenhum acidentes envolvendo produtos da Volvo.

Como é o processo de trabalho?

Não dá pra atingir zero acidentes sozinhos; para termos sucesso, dependemos de fatores como infraestrutura e comportamento dos outros usuários da via. Por esse motivo, cooperamos com os outros integrantes do setor, da sociedade e do meio acadêmico.

Quais medidas de segurança causam maior efeito?

Varia conforme a área. Os órgãos públicos são responsáveis pelas medidas de grande porte, como projeto de estradas, separação dos diferentes tipos de trânsito, ou como na Suécia, nosso foco é substituir os semáforos por trevos nos cruzamentos. Por fabricarmos veículos, nossa responsabilidade é oferecê-los os mais  seguros e ecologicamente adequados possível. Estamos mais concentrados nas soluções de segurança ativa.

O que se pode dizer sobre os avanços em segurança ativa?

O trabalho em três estágios: desenvolvimento contínuo de suporte ativo para o motorista, aumento da automação e conexão sem fio dos veículos uns aos outros. Nossa filosofia é desenvolver recursos que acima de tudo auxiliem o motorista, como o sistema de autofrenagem ou o Detector de atenção, ambos da Volvo. As pessoas são boas em entender e prever situações de trânsito complexas em uma fração de segundo. Computadores são ótimos em calcular distâncias precisas e em manter atenção.

Como ônibus se destacam como meio de transporte?

O ônibus é um transporte seguro. Um ônibus cheio de passageiros em vez de 50 carros na rua é uma equação extremamente segura por si só. O que acontece agora é que as soluções de segurança ativa terão mais significado. Eu também gostaria que os compradores dessem mais importância à segurança. Já deveríamos estar com 100% do uso do cinto de segurança em todos os ônibus regionais e de longa distância.

Veículos mais pesados têm mais responsabilidade no trânsito?

Acidentes envolvendo esses veículos estão ficando cada vez mais graves e com consequências de grande porte. Até mesmo acidentes menores causam perturbação para a sociedade e geram custos, problemas de trânsito e atrasos. E neste caso os usuários desprotegidos da via também entram na equação. Ao deixarmos os veículos mais seguros, treinarmos os motoristas e equiparmos os veículos com sistemas ativos, aumentamos o nível de segurança para todos que estejam próximos dos ônibus e caminhões. Estamos trabalhando também com campanhas como “Pare, Olhe e Acene”, para aumentar a conscientização sobre segurança.