Criada em 1990, com sede em Curitiba, no Paraná, a Rimatur Transportes atua fortemente no transporte de funcionários de empresas e fretamento para viagens.

A frota atual é de 414 veículos entre vans, micro-ônibus e ônibus, com idade média de três anos. Esse é um dado que já dá uma ideia da preocupação da empresa com a segurança de seus motoristas, dos passageiros e do trânsito em geral.

De acordo com Emerson Imbronizio, diretor-presidente,“a empresa mantém uma média de 600 motoristas, treinados para atender os seus clientes com foco na excelência. Os treinamentos são ministrados por instrutores formados na área de transporte, vindos principalmente do SEST/SENAT,ou porinstrutor interno igualmente formado para o acompanhamento diário”.

Os treinamentos oferecidos aos motoristas focam: atendimento ao cliente, direção segura, direção econômica, legislação de trânsito, primeiros socorros e combate a incêndio, todos os temas com aulas teóricas e práticas. “Nosso objetivo é trazer à ciência o conhecimento e a responsabilidade do fazer bemfeito”, reforça Emerson.

Além disso, foi criada a campanha de incentivo “Motorista Nota 10”, na qual a Rimatur realiza semestralmente sorteios entre os motoristas que tiveram  Zero Ausência no Trabalho, Zero Multa e Zero Acidentes. É a família do motoristacontemplado que recebe o prêmio das mãos do presidente da Rimatur. “É um momento de grande alegria das famílias que recebem o prêmio como reconhecimento às boas práticas adotadas no dia a dia do trabalho”, comenta Emerson.

“Mais do que ensinar, o treinamento para motoristas visa um processo de aperfeiçoamento contínuo”, dizArmelinda Michelan, gestora de RH. “Temos uma equipe especializada na criação, desenvolvimento e monitoramento de rotas, para as quais determinam inclusive as velocidades permitidas, sempre com olhos voltados para o bem-estar e segurança dos nossos clientes”, reforça Armelinda.

Há aproximadamente quatro anos, a Rimatur capacita e forma seus novos motoristas dentro da própria empresa. “Somos pioneiros nessa forma de capacitar motoristas sem experiência. O Programa de Formação do Motorista Profissional forma os nossos motoristas segundo o nosso DNA”, acrescenta Armelinda. Durante o período de preparação o candidato a motorista faz 8 horas de teoria e 52 horas de aulas práticas (na rua). Se aprovado, entra para o time Rimatur. O índice de aprovação é de 99%.

O treinamento na Rimatur é contínuo. No último ano, a média/mês foi de 182 motoristas treinados em um ou mais títulos, totalizando a média de 72 horas/mês de sala de aula, mais acompanhamento nas ruas. “Atribuímos a esta somatória de treinamentos e campanhas o sucesso na redução de sinistros, multas e reclamações”, afirma Armelinda.

Desde 2016, todo motorista ao retornar das suas férias passa, já no primeirodia de trabalho, por 8 horas de aula teórica,chamada de revisão de conteúdo. Dúvidas são sanadas e asregras de ouro da empresa são repassadas. É uma volta ao trabalho de forma leve e ao mesmo tempo educativa. “Atribuímos às horas de treinamentos a redução dos sinistros na casa dos 60%, no último ano. O gratificante nisso não é somente a redução dos custos, mas especialmente o cuidado com a vida que ocorre quando o motorista se conscientiza do seu valor, da importância para a sua própria família e para as demais”, atesta Michelan.

No dia 1º. de janeiro de 2017, mais um ciclo das campanhas de incentivo da Rimatur foi iniciado. “Esperamos reconhecer muitos mais motoristas na campanha de nesse ano, pois significa a compensação dos esforços da Rimatur em prol do Zero Acidentes no trânsito de ruas e estradas. E, consequentemente,  a nossa contribuição para a preservação de vidas”, conclui o diretor-presidente.