zeroacidentes00

A Visão Zero é um posicionamento de segurança no trânsito, aprovado pelo Parlamento Sueco em outubro de 1997, segundo o qual ninguém será morto ou ferido gravemente em acidentes de trânsito.

Trata-se de uma visão estratégica de longo prazo, na qual o sistema de trânsito vai se tornando gradualmente mais integrado e onde a responsabilidade pela segurança torna-se compartilhada por todos – projetistas e usuários do sistema ? fazendo com que todos sejam responsáveis por ela.

Além de estratégica, essa é uma atitude ética perante a sociedade, pois o princípio da Visão Zero é que, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico dos veículos, o homem continuará a cometer erros no trânsito, mas não pode pagar por eles com sua própria vida.

Por isso, o governo, o setor privado e a sociedade trabalham juntos em um grande esforço para eliminar os riscos que podem ameaçar a vida do usuário do trânsito.
Em mais de uma década de atuação, já foram registrados ótimos resultados: a Suécia, apesar de ter um pequeno percentual de fatalidades no trânsito, já reduziu em mais de 50% o número de mortos e espera chegar a zero, ou muito próximo disso, em 10 anos.

Engajamento do Grupo Volvo
Em 2012, o Grupo Volvo reforçou integralmente o seu comprometimento com a segurança ao preconizar um futuro com zero acidentes envolvendo os seus veículos.
Trata-se de uma expressiva ação de suporte ao já avançado Visão Zero, desenvolvido pelo governo da Suécia, buscando envolver o poder público, o setor privado e a sociedade para zerar o número de fatalidades no trânsito em um futuro próximo.

No Brasil – Em 2013 o presidente do Grupo Volvo América Latina, Roger Alm, anunciou que a estratégia global da companhia seria adotada também no país, buscando chegar a zero acidentes com veículos da marca aqui também. Em 2014 o Programa Volvo de Segurança no Trânsito, o PVST, iniciou a campanha voltada para todos os públicos de interesse.

No Brasil, as ações de engajamento dos públicos estratégicos e sociedade na meta de zero acidentes com veículos do Grupo Volvo serão desenvolvidas pelo PVST. Isto será feito por meio de ações como eventos nacionais e regionais, reconhecimento de idéias e boas práticas pelo Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, publicações sobre o tema, atualização do Atlas da Acidentalidade no Trânsito, e treinamentos como o programa Transformar.

As ações e eventos do Zero Acidentes desenvolvidas no Brasil serão divulgados por meio do portal do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (www.pvst.com.br)  e redes sociais como Facebook (www.facebook.com/pvstbr) e Twitter (twitter.com/PVST_VOLVO). As mesmas informações serão distribuídas aos veículos de comunicação da imprensa especializada em transporte, publicações do setor automotivo e imprensa em geral.