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O motorista olha pelo retrovisor e não vê nada. De repente, outro veículo está em cima dele ou ele prestes a bater em outro veículo. É o temido ponto cego. Aliás, a falta de visibilidade dos motoristas é uma das principais causas de acidentes no trânsito. Todos os dias, condutores são surpreendidos por essa armadilha.

Quando o assunto são os veículos grandes como ônibus e caminhões, essa é uma questão que exige ainda mais cuidado, pois neles há vários pontos desse tipo. E, o pior, muita gente imagina que, por serem veículos mais altos, a visão desses motoristas é privilegiada.

E é exatamente o contrário disso. Para se ter uma ideia, mesmo com vários tipos de retrovisores, há um ponto cego diretamente atrás do caminhão e de cada lado, alcançando várias faixas; há um ponto cego na frente do caminhão que engloba a faixa onde ele está, e uma faixa à direita e há outro ponto ao lado da porta esquerda.

“Por tudo isso, sugiro que o motorista de caminhão conheça bem todos esses pontos em seu veículo. E tenha plena consciência de que seu porte não permite manobras rápidas em situações de emergência”, informa Paulo de Quadros, da área de Desenvolvimento de Competências da Volvo do Brasil. “Vale também desencostar as costas do banco para ter outro ângulo de visão pelo espelho retrovisor antes de fazer uma ultrapassagem ou manobra. Parece algo simples, mas faz muita diferença”, completa o instrutor.

Outra dica, que vale para manobras. Se estiver dirigindo um caminhão, saia e examine a traseira antes de dar ré. Se possuir cones de segurança para criar uma área isolada, use-os. “Também acredito em algo que ajuda os motoristas em qualquer situação, que é fazer uma espécie de verificação atenta ou em voz alta dos pontos de segurança, incluindo os principais itens necessários para a sua ação, seja em uma manobra, uma ré e, até mesmo, antes de uma ultrapassagem de maior risco”, encerra Paulo.

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