As soluções tecnológicas da indústria para a minimização de custos adicionados ao transporte pela nova carga horária de trabalho dos motoristas, e os avanços no desenvolvimento de projetos locais inovadores para o segmento serão os temas principais dos painéis Caminhões e Ônibus do 22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, (de 7 a 9 de outubro, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo).
Serão dois os painéis hoje, ambos divididos em dois blocos: técnico, com apresentação de tecnologias por fabricantes, e testemunhal, com o relato da experiência de empresas usuárias.
Segundo o engenheiro Reinaldo Sarquez, que dirige o comitê Caminhões e Ônibus do congresso e supervisor de Homologação e Regulamentação de Powertrain e Veículos da Navistar South America, essa é uma discussão oportuna. ?O tema é polêmico e o debate ajudará na definição dos próximos passos a serem dados pela indústria em termos de soluções tecnológicas?, destaca.
Primeiro painel – Começa às 11h, sob o tema-título ?A tecnologia na minimização de custos adicionados ao transporte pela nova carga horária de trabalho dos motoristas?.
Do primeiro bloco participam Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas&Logística), que falará do impacto financeiro nas operações de transporte da Lei do Descanso dos caminhoneiros; e Wagner da Costa Fonseca, diretor da NETZ Engenharia, que apresentará as tecnologias para a otimização de operações com redução de custos.
No segundo bloco (testemunhal) Ricardo Lattanzi, gerente geral de Operações da Transportadora Estrada, trará a experiência da empresa com os custos decorrentes da nova lei.
Segundo painel ? Começa às 13h30 com o tema ?Desenvolvimento de soluções locais inovadoras?, em que executivos da indústria mostrarão projetos criados no Brasil e aprovados pelas matrizes no exterior.
Das apresentações técnicas participam Daniel Muller Spinelli, gerente senior de Suporte ao Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz, que falará do Centro de Competência de Chassis de Ônibus; Christiano Garrido, gerente de Engenharia da Iveco, mostrará as soluções adotadas no modelo Vertis; e Francisco Cabral, supervisor de Desenvolvimento da MAN, apresentará o programa Caminho da Escola.
No segundo bloco, usuários dessas soluções darão testemunho dos resultados. Estão confirmados Eduardo Akashi, gerente de Engenharia da Eletra, que falará das Tecnologias de Ônibus Híbridos, e José Carlos Freitas, diretor do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-Caminho da Escola), que falará dos resultados práticos do projeto Caminho da Escola.
O Congresso ? Além da tradicional Mostra Tecnológica com as últimas novidades do setor automobilístico, e de trabalhos técnicos (papers) desenvolvidos por engenheiros que atuam dentro das empresas e universidades, do Brasil e Exterior, o Congresso SAE BRASIL 2013 terá 22 painéis, com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Qualidade e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves.
Fonte: divulgação
Por que todos falam no descanso e não falam no salário digno? Pois ficamos fora de casa e não temos nada que entre no FGTS – só o salario seco?