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Há 24 anos, começou a funcionar a primeira lombada eletrônica do mundo, no bairro Xaxim, em Curitiba, no Paraná. O dispositivo, desenvolvido pela empresa paranaense Perkons, trouxe um novo conceito para medidor de velocidade: o de comunicação com o usuário. O equipamento mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos limites de velocidade regulamentados para o trecho da via onde está instalado.

Hoje já são mais de 2.500 unidades em todo o território nacional. No ano passado, esses equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito monitoraram quase 4 bilhões de veículos e promoveram índice de respeito à velocidade nos trechos fiscalizados de 99,93%, contribuindo para a segurança no trânsito e redução dos acidentes.

Em 2004, um estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio) mostrou que a instalação de lombadas eletrônicas evitou 1.061 mortes e 12.370 acidentes. Com isso, calcula-se que cada equipamento evita três mortes e 34 acidentes por ano. Baseado nesse estudo, estima-se que ao longo desses anos de atuação teriam sido poupadas cerca de 70.000 vidas.

“Sem dúvida, a invenção da lombada eletrônica, foi um dos principais suportes de um novo movimento pela segurança no trânsito no Brasil. Assim como o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização eletrônica tem um papel fundamental tanto na melhoria do sistema de segurança como na promoção do comportamento seguro no trânsito”, comenta J. Pedro Corrêa, consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Estudos mostram ainda que, um ano após a instalação de lombadas eletrônicas em vias municipais e rodovias, o número de infrações registradas pelos equipamentos diminui em média 70%. Esse comportamento se repete em todos os pontos em que o equipamento é instalado, seja uma via urbana ou rodovia. Depois de um ano, em média, o número de infrações estabiliza.

Nesses quase 25 anos, foram adotados novos recursos para melhoria da qualidade da imagem e precisão desses dispositivos eletrônicos. O display hoje conta com iluminação de LED. A câmera capta imagens de qualidade e coloridas.  O dispositivo possui vários modelos e o design foi alterado para melhorar a visibilidade. Houve também a integração de outras funcionalidades. As lombadas podem capturar vários tipos de infração como ultrapassagem em local proibido, transitar com veículo em situação irregular e em horário e local não permitido (rodízio e restrição de caminhões) e contramão de direção.

A invenção da Perkons rendeu algumas premiações para a empresa como: Prêmio Destaque Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o VIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, promovido pela Volvo do Brasil. A lombada eletrônica também está entre as inovações destacadas no livro 101 Inovações Brasileiras, lançado em dezembro de 2008, pelo Monitor Group, empresa global de serviços de assessoria de gestão, em parceria com a revista Exame.